Sobre
Foto: Adriano Alves
Adriano Alves
Natural de São Paulo/SP e reside em Minas Gerias há muitos anos. Em Minas, morou em Belo Horizonte de 1985 a 2017, quando mudou-se para São João del-Rei; em julho de 2024, voltou para Belo Horizonte, onde vive atualmente. A arte de desenhar apareceu como uma necessidade de sua alma, ainda na infância. Só mais tarde, depois dos 25 anos, começa de fato a desenhar profissionalmente.
A sensibilidade artística o levou a procurar outras formas de arte durante a vida, passando pela música, teatro, criação de figurinos e cenários, artista gráfico e ilustração. Nesse contexto, a pintura surge como uma soma e desdobramento das diversas experiências nas outras vertentes e ao mesmo tempo, como a que lhe dá mais preenchimento e prazer.
Na pintura encontra o lugar onde se expressa melhor e mais profundamente.
O que o motiva, tornando-se mesmo tema principal de suas investigações e criações, é o universo dos sonhos, dos devaneios e fantasias. Entre outras coisas, aparecem em suas pinturas, com muita frequência, elementos do circo e das artes cênicas (onde atuou durante 20 anos); personagens e lugares de algum tempo, quase sempre imprecisos e imprevistos. “Dentro de mim há um palhaço adormecido que está sonhando… e sonhando, o faz pintar!”
No fim, cada experiência vivida, em qualquer área da vida, se torna material que, de forma consciente ou inconsciente, define as cores que estarão na ponta de um pincel no momento mágico e performático da pintura.
Vem fazendo algumas exposições nos últimos anos.
“Cândido Chico” – Galeria da Câmara Municipal de Belo Horizonte /Abril de 2009.
“Um olhar para o Sertão de Guimarães Rosa” – Galeria do Crea Cultural de Belo Horizonte / Dezembro de 2014 – e de 2015 a 2017 em várias cidades de Minas, no Projeto Interiorização Cultural.
Em 2016, essa exposição, que era do acervo do Crea Cultural, esteve no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo. Em 2022, as obras foram doadas para o Centro Cultural de Morro da Garça.
“Pesquisa Viola Urbana” – SESI Minas / Junho de 2015 – Crea Cultural / Setembro de 2015.
“Alegria” – Galeria do COREN-MG / Agosto de 2016 – Associação Médica /Dezembro de 2016.
“Coletâneas” – Minas Casa – BH / Março de 2018.
“Desconhecido, liberdade” – coletiva – Memorial Dom Lucas – São João del Rei / Maio de 2019.
“Garimpando Talentos” – coletiva – Fortim dos Emboabas – São João del Rei / Julho de 2019.
“Veredas” – Memorial Dom Lucas – São João del Rei / Setembro a Outubro de 2019; Bolim de Chuva Café – Abril a Junho de 2022.
“Um poudo de tudo de mim” – Bolim de Chuva Café – Novembro/2022.
“Veredas” – Tabetna d’Omar – São João del Rei/MG – Abril a setembro de 2023 .
“Sonhos” – Galeria Padre Toledo – Centro Cultural Yves Alves – Tiradentes/MG – 05 de Maio a 30 de Junho de 2024.
Foto: Thais Andressa